Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

Felipão lembra Libertadores para motivar Verdão: 'Não jogo a toalha' Técnico motiva elenco e confia em classificação contra o Coritiba mesmo tendo de reverter vantagem de seis gols. Em 95, ele viveu situação parecida


Felipão durante coletiva do Palmeiras (Foto: Marcos Guerra / Globoesporte.com)Felipão ainda acredita em uma possível vaga
(Foto: Marcos Guerra / Globoesporte.com)
Após a derrota por 6 a 0 para o Coritiba, não há confiança que não se abale. Torcida protesta, jogadores em baixa...  Mesmo assim, Luiz Felipe Scolari se diz motivado para o confronto do Palmeiras contra o Coxa na quarta-feira, às 21h50m, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O técnico se vale da velha máxima boleira: “no futebol, não existe impossível”.
- Uma das coisas que aprendi no futebol foi que nada é impossível. Foi um desastre, nas não vou atirar a toalha e deixar um trabalho de três meses. Não pode mudar a postura, nem a minha, nem a dos jogadores - disse o treinador.
Felipão tenta manter o ambiente no Alviverde igual ao de antes da goleada. Ele considera a atuação da semana passada apenas um desvio do padrão de seus comandados. Chegou a falar, aliás, que até um jogador com “meia perna” faria gol no Verdão na última quinta-feira. Por isso, o técnico parou diversas vezes o treino desta terça para orientar seus atletas e espera ver de volta o desempenho apresentado no Paulistão.
- A equipe tem de se portar dez vezes melhor do que foi no primeiro jogo. Tem de se impor de uma forma categórica e com qualidade, o que fizemos em 90% do Campeonato Paulista. Todos nos somos sabedores de que o jogo inicia 6 a 0, mas se eu estivesse desmotivado não estava cobrando insistindo, corrigindo, trabalho com maior gosto possível.
Uma das coisas que aprendi no futebol é que nada é impossível"
Felipão
O técnico lembra que já passou por uma situação semelhante, só que no outro lado da história, e por muito pouco não viu uma classificação muito bem encaminhada desandar. Felipão comandou a vitória do Grêmio por 5 a 0 justamente sobre o Palmeiras pela Taça Libertadores de 1995, e na partida de volta seu time perder por 5 a 1 no Palestra Itália.
Apesar do exemplo, vai ser difícil convencer o elenco de que é possível reverter a desvantagem. O goleiro Marcos, por exemplo, não acredita que o Verdão avance para as semifinais e diz que está com a confiança em xeque.
- Depois desse fiasco em Curitiba, todo mundo entra em xeque. Toda a confiança que reconquistamos, perdemos em uma semana. Não estou aqui para contar história de Papai Noel. É muito difícil a classificação, a não ser que o Coxa tenha uma noite tão infeliz quanto foi a nossa na última quinta, mas não acredito. Para nossa honra, precisamos ganhar do Coritiba, mesmo que seja de 1 a 0.
Scolari, no entanto, acha que uma vitória por menos de seis gols só servirá para acalmar a torcida. Ele disse não se preocupar com as críticas dos torcedores.
- Tenho de me preocupar apenas com meu grupo, com o ambiente aqui. Enquanto for técnico, perco, acerto e acabou. Não tem isso de A ou B, nem torcida se meter, que não vai mudar nada. Se achar que tem de jogar o Pedrinho, ele vai jogar. Nenhum deles tem a vergonha que eu tenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário