Arena Palestra deve ficar pronta em abril de 2013:
obras voltam na sexta (Foto: Reprodução Twitter)
O impasse acabou nesta sexta-feira. Depois de mais de três meses de espera, o presidente Arnaldo Tirone assinou a ratificação da escritura da Arena Palestra, que permitirá o prosseguimento da obra sem mais pendências entre o Palmeiras e a construtora WTorre. Os trabalhos, paralisados nesta quarta-feira, já voltam na segunda. Os funcionários estão avisados de que devem retornar pela manhã à sede do Verdão. Nos últimos dois dias, apenas 40 pessoas foram destacadas para o Palestra, todas com a função de seguranças.obras voltam na sexta (Foto: Reprodução Twitter)
A confirmação da assinatura foi dada por Walter Torre, presidente da construtora, em seu Twitter:
- A WTorre informa a nação palmeirense, aos paulistanos e aos brasileiros apaixonados por futebol que a SEP (Sociedade Esportiva Palmeiras) assinou hoje a re-ratificação.
A assinatura veio depois de longa novela e um susto: na noite desta quinta-feira, Tirone se surpreendeu com algumas mudanças propostas pela construtora. Mas acabou concordando com os pontos levantados.
Os dois lados tiveram de ceder para que a assinatura finalmente se concretizasse. O Palmeiras queria que o seguro de performance cobrisse 100% do valor da Arena, mas foi convencido de que um seguro assim é impraticável no mercado. Os cerca de 38% praticados pela WTorre já estão acima do valor normalmente coberto, que gira entre 10% e 15% do total do imóvel. O seguro foi acertado no início do ano, e desde então a empresa espera a assinatura de Tirone, que assumiu a presidência em janeiro e quis manter a cautela, cercando-se de assessoria jurídica antes de tomar atitudes. Ele admitiu que não tinha total conhecimento do contrato e, principalmente, do seguro de performance.
- Estou no cargo há menos de quatro meses, precisava me cercar de garantias. Demorou um pouco, mas o importante é que as obras vão seguir sem nenhum impedimento - disse Tirone.
Arnaldo Tirone recebeu muitas garantias. Walter Torre assegurou que tiraria dinheiro do próprio bolso para completar o valor do seguro. Ao lado de seu sócio, ele colocou bens pessoais como prova de que cumpriria o acordo. Com a assinatura da ratificação, um financiamento de R$ 150 milhões do Banco do Brasil à empresa poderá finalmente ser concretizado - assim, as obras seguirão normalmente.
Os representantes da construtora mostraram confiança na assinatura. Na noite de terça, em entrevista ao Globoesporte.com, Tirone assegurou que tomaria a atitude com a frase: "Assino amanhã". A assinatura só saiu, na verdade, "depois de amanhã". Mesmo assim, o ato deu tranquilidade à WTorre, que mostrou alívio com o consenso entre as partes.
A WTorre diz que o prazo pelo qual esperou por Tirone mostra o comprometimento da construtora com a Arena Palestra. Alvo de desconfiança de alguns conselheiros, Walter Torre passou a escrever frequentemente em seu Twitter a respeito do andamento dos trabalhos. Desde o fim de semana, o empresário não escreve mais por conta de um acordo verbal com o presidente do Palmeiras. Torre prometeu que só voltaria a se manifestar depois de tudo estar resolvido.
Também no Twitter, torcedores se manifestaram nas últimas semanas com uma campanha chamada "Assina, Tirone". Internautas chegaram a divulgar os telefones do presidente, que recebeu muitas ligações e mensagens - mas nenhuma de forma hostil ou ameaçadora, segundo o mandatário palmeirense. Agora, com a assinatura consumada, Tirone poderá enfrentar dias mais calmos no comando do clube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário